Siga Estes 10 Passos e Escolha o Plano de Saúde Ideal Para você, sua Família e/ou Sua Empresa.

1

Escolha um plano de saúde adequado às suas necessidades. Existem homens, por exemplo, que pagam o módulo obstetrícia sem saber. Nesse caso, o cliente pode cancelar o aditivo e pedir a devolução proporcional das parcelas quitadas.

2

Peça referências dos hospitais credenciados. Nem todos precisam ser cinco estrelas, mas pelo menos um deles deve dispor de condições mínimas, como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e oferecer, entre outros tratamentos, sessões de quimioterapia e radioterapia.

3

Questione o alcance territorial do serviço. Os convênios, mesmo que regionais, têm de prever atendimentos em outras localidades e não somente na cidade em que você mora. Por lei, a empresa deve contar com a hipótese de urgência para usuários em trânsito.

4

Caso deseje um plano com reembolso de consultas, analise o prazo e as condições para a devolução do dinheiro. Busque um com valores compatíveis aos de mercado, em especial se já contar com médicos de sua confiança que não atendam por convênio.

7

Verifique no site  do Procon (www.procon.sp.gov.br) ou no do Tribunal de Justiça de seu estado o número de reclamações ou de processos da seguradora. Esse é considerado um bom termômetro  para medir a aceitação da firma em relação aos demais clientes.

5

Informe-se sobre as condições para emissão de guia de autorização para consultas e exames. Algumas operadores exigem a presença do cliente em sua sede em dias e horários limitados. Isso fere o Código de Defesa do Consumidor. Elas têm de oferecer outro meio, como e-mail ou fax, para disponibilizar o documento.

8

Antes de contratar um plano, faça um teste. Ligue no serviço de atendimento ao cliente para tentar utilizar algum serviço. Arrisque, por exemplo, marcar um exame de rotina e analise a recepção e a rapidez em responder às suas dúvidas e expectativas.

6

Todas as seguradoras devem estar credenciadas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Antes de fechar contrato com uma empresa, entre no site www.ans.gov.br, confira qual a nota atribuída a ela e veja se conta com um desempenho satisfatório na avaliação.

9

Preste atenção ao pagamento das mensalidades. A operadora pode cancelar o contrato quando houver atraso de mais de 60 dias, consecutivos ou não. Na prática, ela deve enviar uma notificação ao cliente, mas isso não costuma acontecer com muita frequência. Assim, cabe a você consultar um advogado. Em geral, as decisões judiciais têm sido favoráveis aos consumidores.

10

Lembre-se das promessas da companhia, pois a propaganda é um compromisso do fornecedor com o cliente. Em caso de não cumprimento de algum serviço divulgado, a Justiça garante os direitos do comprador.

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